X Simpósio nacional de pesquisa em educação

X Simpósio de Pedagogia

Currículo: suas bases e suas ideologias


O Simpósio tem como público alvo pesquisadores, professores de IES, professores da Educação Básica, alunos de graduação e de Programas de Pós-Graduação em Educação ou de Ensino. Tem como principal objetivo analisar e discutir questões relacionadas à pesquisa em educação e neste ano terá como temática central "Currículo: suas bases e suas ideologias". O Simpósio de Pesquisa em Educação iniciado em 2003, se transformou em um evento regular do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas, sendo realizado bienalmente. 

O evento vem ampliando o seu raio de ação, assumindo, inclusive, caráter internacional. Assim, tornou-se um importante espaço e tempo para a discussão de pesquisas no campo da Educação e para o intercâmbio de pesquisadores de Minas Gerais, de outras unidades federativas do Brasil e de países vizinhos. Tem como principal objetivo analisar e discutir questões relacionadas à pesquisa em educação, dando oportunidade de divulgação de teses, dissertações e outros tipos de estudo na área. Nesta edição será realizado em parceria com o X Simpósio de Pedagogia do Curso de Pedagogia da PUC Minas.

CONFIRA AQUI OS VALORES DAS INSCRIÇÕES

 

Local

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas - Campus Coração Eucarístico - Av. Dom José Gaspar, 500 - Belo Horizonte

Para informações sobre hospedagem e acesso,

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Data

O X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação acontecerá 
nos dias 17, 18 e 19 de maio de 2017.

 

Inscrições

As inscrições, quando acompanhadas do resumo dos trabalhos a serem submetidos para apresentação, deverão ser realizadas até 17 de abril de 2017.
A submissão dos trabalhos será através do e-mail do simpósio, sendo que o documento word anexado não deve constar o nome do(s) autores (somente na mensagem).

Para conhecer as normas para inscrições de trabalhos

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A inscrição de participante apenas na qualidade de ouvinte será possível até o dia 10 de maio de 2017. As inscrições para o Simpósio são feitas através do sistema PuCSM.
Para ter acesso ao sistema

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Programação

Palestra de abertura, mesa redonda e sessões coordenadas
Têm como finalidade oferecer aos participantes o aprofundamento do tema geral do Colóquio, por pesquisadores convidados.

Comunicações
Destinam-se à comunicação de estudos, relatórios científicos e relatos de experiências e vivências, decorrentes de projetos de pesquisa e/ou extensão já concluídos.

Pôsteres
Destinam-se à apresentação de estudos, relatórios científicos e relatos de experiências e vivências decorrentes de projetos de pesquisa e/ou extensão em andamento.

Conferência de abertura

 

Dr. Luiz Carlos Freitas

Teatro “A ascensorista”

 

UFOP

Apresentação: “Somente elas”

 

Lorene e Maria

Mesa redonda: “Pedagogia marxista: as contribuições de Makarenko, Paulo Freire e Snyders”

Profa. Maria Auxiliadora Monteiro

Lançamento de Livros e Apresentação

 

“Coral da Marilu”

Coquetel em Comemoração ao Dia do Pedagogo

 

Apresentação: “Dado”

Tema e sessões Temáticas

O tema do X Simpósio Nacional de Pesquisa em Educação busca problematizar o currículo e suas questões mais atuais para compreender o pano de fundo em que desenvolve a Base Nacional Curricular Comum, o projeto Escola Sem Partido e a Reforma do Ensino Médio. O que se pretende é a construção de um espaço de debate que proporcione a análise crítica da questão com a participação de estudantes, pesquisadores, professores e especialistas da área educacional. Abordar o Currículo tendo como foco suas bases e ideologias se coloca como urgente para aqueles que estão preocupados com a situação educacional brasileira na atualidade.

Sessões Temáticas

As sessões temáticas buscam discutir pesquisas na área educacional articuladas por eixos que possibilitam a troca e o diálogo. Estes se realizarão nos dias 18 e 19 no turno da manhã. Os eixos serão os seguintes:

Sessões temáticas

Ementas

Coordenadores

  1. Programas socioeducativos e políticas de ampliação do direito à educação.

 

O direito à educação no Brasil: legislação, histórico e evolução. A dupla rede de educação no Brasil e as relações sócio-sociológicas. A "urbanização sociopática" no Brasil e a violência urbana. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a definição ampliada de educação. As medidas sócio-educativas e o papel do Estado.

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 2. Diversidade na perspectiva etnicorracial e Educação do Campo.

A diferença na escola traz a questões do campo e etnicorraciais para o centro do debate nesta sessão temática, tendo como perspectiva, especialmente, a Lei 10.639/03 e as políticas educacionais protagonizadas pelos movimentos sociais do campo como principais aspectos a serem investigados.

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 3. Educação e Trabalho.

 

Políticas para a Educação Profissional e Tecnológica; Trabalho nas diferentes modalidades e perspectivas; Políticas para o Trabalho Docente, Formação e Profissionalização de Professores para os diferentes níveis e modalidades de ensino.

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 4. Educação, mídia, tecnologia e sociabilidade.

 

Apresentação de pesquisas em áreas temáticas relacionadas ao uso da mídia de massa e das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), como medicação pedagógica, promovendo o ensino aprendizagem em ambientes escolares e não escolares (formação inicial e continuada). Nessa linha incluem-se os trabalhos de pesquisa que reflitam a complexidade de processos educativos numa sociedade cibercultural, tais como: redes sociais, comunidades virtuais, aprendizagem em rede, docência online, Web 2.0, Educação a Distância (EaD), uso educativo de softwares e os novos modos de ser e de aprender na sociedade em rede e a configuração das sociabilidades presentes na escola numa sociedade midiática.

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 5. Diversidade na perspectiva de gênero, sexualidade e Educação inclusiva

 

O desafio da diversidade implica em um debate que desafia a homogeneização buscada na escola sobre as bases patriarcais. Assim, buscamos discutir a diferença na sala de aula em relação aos seus processos de naturalização e as possibilidades de uma educação que proporcione o acolhimento de todos. Neste sentido, a Educação Inclusiva se apresenta em um quadro de debates permeado pelo questionamento da exclusão e indagando os modelos de inclusão promovidos.

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 6. Escola e seus sujeitos.

 

O universo da escola constituído pelos seus sujeitos e os sujeitos que se constituem no universo da escola: as interações sociais; os processos de ensino e aprendizagem; a construção dos conhecimentos em cada momento da formação humana, considerando as especificidades da criança, do adolescente, do jovem e do adulto. As expressões da diversidade acontecendo no cotidiano escolar: as interações entre os diferentes sujeitos e suas aprendizagens. As relações sociais, históricas e culturais dos sujeitos com os tempos e espaços escolares.

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 7. Escola, currículo e relações com o conhecimento.

 

Esta sessão temática propõe uma reflexão sobre o currículo escolar desde sua construção e organização até suas práticas nas escolas. Diferentes formas de conhecimento, novas organizações de espaços, tempos escolares e uma abordagem que integre as diversas disciplinas e áreas do saber.

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 8. Docência, formação, trabalho e constituição histórico-social.

 

A pretensão é reunir e divulgar pesquisas sobre formação, condição e trabalho docente, numa perspectiva histórico-social, promovendo o debate sobre temas de pesquisa e questões teórico-metodológicas relativas a: processos de formação inicial e continuada de professores; História, memória e identidade docente; Saberes e práticas docentes; Representações sociais da profissão; Docência em diferentes níveis e modalidades de ensino; História Oral, histórias de vida e narrativas autobiográficas nos estudos sobre docência.

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Realização

O Simpósio é promovido pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, através do seu Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Pedagogia - Departamento de Educação.

Comissão Organizadora do Evento

Profa. Dra. Lorene dos Santos
Profa. Dra. Stella Maria Fernandes Marques Rodrigues
Prof. Teodoro Adriano Costa Zanardi (Coordenador da Comissão)
Profa. Dra. Sheilla Alessandra Brasileiro de Menezes;
Profa. Me. Nilza Bernardes Santiago;
Profa. Me. Lenise Maria Ribeiro Ortega;
Profa. Me. Heliane Alves de Carvalho Costa;
Prof. Me. Gustavo Libério de Paulo;
Glaydson Nunes Soares de Souza (Graduando de Pedagogia);
Karoline Kerlly dos Santos (Graduanda de Pedagogia).


Contato



E-mail: simposiodepesquisa@pucminas.br

Telefone: (31)3412.7269

X Simposio Nacional de Pesquisa em Educação - PUC-MG

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