O Instituto de Ciências Humanas (ICH) reúne os cursos de Graduação em Geografia, História, Letras, Pedagogia e Pedagogia EAD. Também compõem o ICH os programas de Pós-graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Educação, em Letras, em Geografia: Tratamento da Informação Espacial. Os departamentos do ICH são responsáveis, ainda, pela oferta de cursos de Pós-graduação lato sensu (especialização) oferecidos pelo IEC.
Os cursos de Licenciatura do ICH – Geografia, História, Letras e Pedagogia – têm longa tradição e reconhecida qualidade na formação de futuros professores da Educação Básica.
Os Bacharelados e a Graduação Tecnológica, além das Licenciaturas, buscam incentivar as atividades multidisciplinares, a participação em projetos de pesquisa, o desenvolvimento de atividades de monitoria e de estágios. Os alunos do ICH têm, ainda, a oportunidade de organizar e participar de eventos científicos e acadêmicos internos à Universidade, o que possibilita a integralização de créditos em seus currículos.
O Instituto de Ciências Humanas (ICH) tem sua origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Maria, criada em 1943 pelas irmãs Dominicanas no Colégio Santa Maria em Belo Horizonte. Integravam essa Faculdade os cursos de Filosofia, Geografia, História, Letras Clássicas, Letras Neo-Latinas e Pedagogia.
Em 1948, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Maria é incorporada à Sociedade Mineira de Cultura e ocorre a abertura de matrículas ao sexo masculino. A partir desse momento, a Faculdade passa a funcionar na Praça da Liberdade, nº 317, prédio conhecido como Palacete Dantas, e hoje tombado pelo Patrimônio Histórico. Em 1965, a sede da Faculdade é transferida para o edifício Dom Cabral, também localizado na Praça da Liberdade.
Em 1969, foi criado o campus da UCMG, no bairro Coração Eucarístico, para onde a Faculdade de Ciências e Letras Santa Maria se transfere, em 1970, passando a chamar-se Faculdade de Ciências Humanas. A denominação Instituto de Ciências Humanas se deu a partir do ano de 1988 e cumpriu o objetivo de integrar os Cursos das Ciências Humanas da PUC Minas.
Ao longo de sua história, foram diretores do ICH: Mere Antoine Feuillâtte (1943/1947); Irmã Jeane de La Croix (1947/1949); Pe. Agnaldo Leal (1950/1954); Prof. Pe. Orlando de Vilela (1954/1970), Prof. Wilson Chaves (1970/1980), Prof. Pe. Lázaro de Assis Pinto (1980/1984) Prof. Pe. Geraldo Dirceu Antunes Tolentino (1984/1987). Seguiram como diretores do ICH: Prof. Pe. Antônio Sérgio Palombo de Magalhães, Prof. José Tarcísio Amorim, Prof. Audemaro Taranto Goulart, Prof. Pe. Márcio Antônio de Paiva, Prof.ª Carla Ferretti Santiago e atualmente, Prof. Alexandre Magno Alves Diniz.
Promover a educação de qualidade para todos, formando profissionais da área das Ciências Humanas, em especial professores, comprometidos com a construção da cidadania, dotados de responsabilidade ética, social e ambiental, sensibilidade crítica e estética, capazes de contribuir para a compreensão das experiências humanas no mundo contemporâneo e intervir para a melhoria das condições de vida da população.
Articular diferentes campos do saber em percursos formativos de excelência no campo das humanidades, no âmbito da graduação e da pós-graduação lato e stricto sensu, visando ao desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão atentos às demandas locais, nacionais e internacionais.
Coordenações:
Secretários: