Extensão

A concepção de extensão que orienta os cursos de graduação e de pós-graduação do ICH está fundada sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e se apresenta no regulamento da Pró-reitoria de Extensão (PROEX) como um processo educativo, interdisciplinar, cultural, científico, tecnológico e político. Com a capacidade de promover a interação transformadora da Universidade com outros setores da sociedade, em permanente e profusa articulação entre ensino e a pesquisa.

A extensão universitária no ICH se concretiza nos vários projetos, eventos, cursos de curta duração e, atualmente, nas disciplinas extensionistas que integram a matriz curricular de todos os cursos da graduação. Aprovados e em execução em 2023, os quatro projetos reforçam o engajamento, a responsabilidade social e a excelência do ICH tanto na graduação quantos nos programas de pós-graduação.

Aldeias que ensinam: projeto extensionista de cultura, educação e sustentabilidade

Curso de vínculo: História
Coordenação: Prof. Mário Cleber Martins Lanna Júnior

Objetivo geral: Fomentar o diálogo entre a realidade acadêmica e a experiência de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas, no sentido de estimular trocas de saberes, assessorar ações pedagógicas afinadas com a perspectiva da educação escolar indígena, diferenciada e emancipatória, e contribuir com formas sustentáveis de educação, vivências culturais e geração de renda. A expectativa é que esse diálogo fortaleça o protagonismo indígena na área da educação, possibilite e incentive o compartilhamento de saberes e experiências.

Aprendizagem de Leitura e Escrita Gerando Respeito, Inclusão e Autonomia (Alegria)

Curso de vínculo: Letras
Coordenação: Prof.ª Arabie Bezri Hermont

Objetivo geral: Promover oportunidades de aprendizagem da leitura e da escrita por parte de adultos com deficiência intelectual. Nessa perspectiva, objetivar-se-á o desenvolvimento de oficinas de alfabetização e letramento no sistema remoto, mais especificamente, na plataforma Teams, seguindo os princípios de Paulo Freire (1989 e 1994), que é o de desenvolver o processo de alfabetização e letramento, abordando temas de nossa sociedade e que promovam a autonomia, o respeito, a inclusão e a cidadania. Além disso, espera-se que tais ações possam partir dos docentes e dos discentes do Curso de Letras e Pedagogia, em interação constante com indivíduos deficientes intelectuais.

Curso de vínculo: Programa de Pós-Graduação em Letras
Coordenação: Sandra Maria Silva Cavalcante

Objetivo geral: Promover a interação e a emancipação social de crianças, jovens e adultos, em situação de refúgio e migração, na sociedade brasileira, através de ações de Educação, Arte e Cultura.

Diagnóstico participativo multidimensional da região do Campus Coração Eucarístico: oportunidades para projetos de Extensão, Ensino e Pesquisa

ICH / Coordenação: Prof.ª Jacyra Antunes Parreira

Objetivo geral: O Diagnóstico participativo multidimensional da região do Campus Coração Eucarístico: oportunidades para projetos de Extensão, Ensino e Pesquisa na PUC Minas tem como objetivo gerar um processo de conhecimento e gerenciamento de informações da região do entorno do campus Coração Eucarístico da PUC Minas, por meio de um diagnóstico que possibilite à PUC Minas o conhecimento da realidade social e das demandas do seu entorno.