Os laboratórios do curso de Geografia são espaços dinâmicos que desempenham um papel crucial na formação dos nossos alunos, oferecendo recursos e um ambiente propício para o aprendizado. As instalações e equipamentos de nossos laboratórios estão preparados para atender às demandas específicas do curso, permitindo o desenvolvimento de aulas teóricas e práticas, atividades acadêmicas, projetos de pesquisa, extensão e cursos extracurriculares.
Este laboratório avançado conta com 30 computadores de última geração, equipados com softwares especializados em geotecnologias, projetores multimídia e conexão de alta velocidade à internet. Aqui, os alunos têm a oportunidade de participar de aulas teóricas e práticas envolvendo disciplinas como cartografia, educação cartográfica, métodos quantitativos, análise regional, geoprocessamento. sensoriamento remoto entre outras. O espaço também é utilizado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e aulas do programa de pós-graduação stricto sensu em Geografia. O laboratório promove a integração entre conhecimentos teóricos e práticos, fornecendo aos alunos habilidades valiosas e aplicáveis no mercado de trabalho.
Este laboratório moderno e bem equipado possui bancadas adequadas para análise de amostras de rochas e solos, além de um acervo rico e diversificado de rochas e minerais que enriquecem o ensino e aprendizado dos alunos. As atividades desenvolvidas neste espaço incluem aulas teóricas e práticas de geologia, geomorfologia, hidrologia, planejamento ambiental, bem como estudos de processos geológicos, análise de fenômenos naturais, projetos de pesquisa e extensão, e cursos extracurriculares relacionados à área. O laboratório também é utilizado para aulas do programa de pós-graduação stricto sensu em Geografia. O ambiente é projetado para estimular a compreensão dos processos geológicos e geomorfológicos que compõem a dinâmica terrestre, proporcionando a realização de diversos experimentos em geociências, preparando os alunos para enfrentar os desafios da área com confiança e competência.
O LAPHIS – Laboratório de Pesquisa Histórica, está ligado ao Curso de História da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É um espaço voltado para os alunos do curso de História que tem interesse em produzir estudos e pesquisas em História e suas competências. O Laphis abriga os Grupos de Estudos do Departamento, com presença de discentes, docentes e egressos. Atualmente são mantidos os grupos de estudos: Studium, Mediaevalis, Império em Pauta, História Marginal, História das Mulheres, Karl Marx: nas trilhas do materialismo histórico, História do Esportes, Memória e Patrimônio, Raízes do Brasil.
O Laphis possui sala com dois computadores com acesso para aluno, mesa de reunião, cadeiras e estantes para acondicionar o material produzido. Ali são realizadas discussões, estudos e organização de atividades como eventos. No 2º semestre, o Laphis realiza um seminário que está na sua 4ª edição.
O LAPHIS – Laboratório de Pesquisa Histórica tem como objetivos:
I. Promover um ambiente de estudo e pesquisa para os alunos ligados aos Grupos de Estado e Pesquisa do curso de História.
II. Organizar e promover cursos, ciclos de debates, simpósios e atividades afins na área de História.
III. Incentivar a realização de estudos, pesquisas, debates e reflexões sobre temáticas em torno da História.
IV. Constituir um acervo de bibliografias, iconografias e documentos de forma a dispor de uma gama de fontes para o desenvolvimento de pesquisa na área de História.
V. Capacitar, de forma técnica e acadêmica, docentes e discentes para as atividades desenvolvidas pelo LAPHIS de forma a organizar e conservar os materiais documentais de sua propriedade, bem como construir meios de divulgar as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo Laboratório.
O LabLim (Laboratório de Linguagens e Interação em Multimídias) é um espaço de formação para estudantes e professores do Curso de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
Uma das ações do LabLim é a disciplina optativa Linguagens e Interação em Multimídias, que tem por objetivo estudar aspectos implicados na compreensão da integração de distintas mídias e de sua contribuição à prática pedagógica, dentro e fora do ambiente escolar.
objetivos no Laboratório:
A Brinquedoteca vinculada aos Cursos de Pedagogia (Presencial e EaD) da PUC Minas, está instalada na sala 126, prédio 6 onde funciona o Instituto de Ciências Humanas (ICH). A concepção e organização desse espaço de ensino, pesquisa e extensão universitária é resultado da iniciativa e da experiência vivenciada por docentes do curso e decorre também dos estudos subjacentes à área de educação, aprendizagem e cultura lúdica. Conta com acervo de brinquedos e materiais pedagógicos em diversos campos do conhecimento, como alfabetização e letramento, ensino de matemática e física, entre outros, além de contar com materiais adaptados para pessoas com necessidades específicas. Atende aos estudantes nos estágios obrigatórios, PIBID, Residência Pedagógica, por meio de empréstimos de recursos educacionais. Constitui também um espaço expositivo de brinquedos de diferentes épocas, e objetos criados por estudantes com materiais reaproveitados.
O laboratório de tecnologia assistiva do ICH PUC Minas foi montado a partir de um projeto do NAI PUC Minas para receberem um novo curso de tecnólogo em libras e braille e também atender às demandas de formação dos alunos do curso de pedagogia com ênfase em N.E.E. No ano de 2007.
Hoje em dia ele atende as demandas das disciplinas de educação inclusiva do nono período de pedagogia com aprofundamento em N.E.E., aos projetos de extensão Casa do Aprender: oficinas de informática e comunicação alternativa, e o projeto de alfabetização de adultos com deficiências, o projeto ALEGRIA. O laboratório também atende as demandas de pesquisa do projeto levitronic, e as disciplinas de tecnologia assistiva e comunicação alternativa, aplicadas à educação inclusiva da graduação e da pós graduação.